quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vera Amicitia


“Tchurminha”, resolvi escrever sobre amizade. Um assunto antigo, velho, batido. Ancestral, diria, tendo em vista que sua origem, do latim amicus; amigo, que se derivou de amore; amar, possivelmente oriundo do grego.

Com o passar dos anos a amizade foi ganhando intensidade, magnitude. Tornou-se mais amplo. Hoje, quando falamos em amizade discorremos sobre lealdade, afeição, parceria, proteção etc.

Criamos a amizade por afinidades, interesses em comum. Evidentemente que há pessoas que não se interessam pelo mesmo assunto, mas em respeito a amizade e companhia, muitas vezes dividem momentos, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

Quero dizer com isso que muito se fala em amizade, mas pouco se vive a amizade.

Já ouvi muito questionamentos sobre amizade e resolvi selecionar duas questões para discutirmos:

1. Amizade entre homens é mais verdadeira que amizade entre mulheres;

2. Amizade não tempo, espaço e nem distância;

Concordam com estas afirmações? Será que não existem amizades verdadeiras entre as mulheres? Uma relação de amizade não precisa ser alimentada para continuar existindo?

Deixem seus comentários.

Abraço e até domingo.

JM


Um comentário:

Gustavo disse...

Achei interessante a abordagem do tema. Acredito que a amizade verdadeira existe tanto entre homens quanto entre mulheres. A diferença talvez se dê na forma como cada um externa esse sentimento. Mas concordo quando se diz que uma amizade verdadeira não acaba pelo tempo, pelo espaço ou pelas distâncias.

Vc pode ficar anos nem falar com um amigo de verdade. Ele pode não ter mais a mesma forma de pensar, o mesmo gosto musical, a mesma aparência física ou a mesma saúde. Mas sempre permanece intacta alguma afinidade que deu origem a essa amizade. Em especial, a meu ver, o caráter.

E se mesmo assim não sobrar nada, pelo menos esse reencontro vai servir pra relembrar bons tempos vividos e dar boas risadas, o que de certa forma também é uma maneira de celebrar a amizade.

THEgusta