terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dicas Úteis



:: Dicas e curiosidades para servir de forma adequada um bom chopp !:: Os copos para chopp devem ser mais largos e levemente fechados na borda superior para evitar a perda do gás e oxidação do produto. Os copos devem ser lavados com sabão neutro sem perfume e com bastante água limpa e corrente.
Para secar, devem ser colocados de boca para baixo sobre uma bandeja perfurada para que o ar possa circular em seu interior. Nunca use pano para secá-los.
O copo perfeitamente limpo mantém por mais tempo o "colarinho" de espuma do chopp e não libera em seu interior bolhas de gás.
Gelar o copo é sempre bom, mas deve-se tomar o cuidado de não colocá-los em geladeiras com odores de carne, peixe, etc.

Para tirar um bom chopp da chopeira, encoste o copo bem enclinado no bico da torneira. Esse procedimento fará com que o chopp "corra" suavemente pelas paredes do copo. Abra a torneira e vá endireitando o copo devagar.
Deixe o líquido "correr" sem interrupções até cerca de 2 cm. da borda e feche rapidamente a torneira. Desta forma, irá se formar neste espaço de 2 cm o chamado "colarinho" ou "colar" de espuma.
E por que eu digo tudo isso?

Digo porque o Tribunal Regional Federal, no ano passado decidiu: O Colarinho faz parte do Chopp, conforme notícia abaixo:

"O colarinho do chope deve ser considerado parte integrante do produto. A decisão, tomada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi publicada na última semana no Diário Eletrônico da Justiça Federal da Região Sul.Uma empresa de comércio de alimentos de Blumenau (SC) foi multada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pois a bebida servida pelo estabelecimento incluía a espuma no volume total do produto. Segundo o fiscal do instituto, apenas o líquido poderia ser cobrado, desconsiderando a quantidade de espuma conhecida como "colarinho branco". A empresa recorreu contra a sentença de 1º grau, que manteve a multa em vigor.No julgamento no TRF4, a 3ª Turma decidiu, por unanimidade, dar provimento à apelação do restaurante. Para a desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, relatora do processo no tribunal, "há um desvio na interpretação efetuada pelo fiscal do Inmetro". Conforme a magistrada, o chop e sem colarinho não é chope. Ela considerou ainda que "o colarinho integra a própria bebida" e é o produto na forma de espuma, em função do processo de pressão a que é submetido.AC 200372050001032/TRF".

Nos meus longos anos de degustação de botecos sempre defendi que o chopp deve ser servido na "pressão" com pelo menos três dedos de colarinho. Finalmente o Tribunal, numa relevante decisão, acabou com as discussões.

Por enquanto é só. Nos vemos no bar.


Dr. André (Feliz 2009)

Um comentário:

João Marcelo disse...

existem dicas para servir de forma adequada um refri, um suco...???