
Cuju na China
Os primeiros indícios de um esporte em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han em um esporte chamado Cuju, alguns historiadores especulam que o esporte fora inventado pelo imperador Huang Di para fins de treinamento militar. Durante várias dinastias o esporte sofreu várias mudanças, oscilando entre períodos de declínio e popularidade e tendo 2 formas de jogo, a Zhu Qiu e a Bai Da. Durante a Dinastia Ming (1368-1644) declinou até o esporte de 2 mil anos desaparecer.
Kemari no Japão
No ano 600 durante o Período Asuka foi introduzindo um esporte derivado do Cuju na China, o Kemari com diferenças maiores, o principal objetido é utilizar chutes para manter a bola no ar, o Kemari é atualmente um esporte celebrado em eventos culturais no Japão.
Futebol da Idade Média
Na Europa os primeiros indícios de jogos de futebol datam do século 12, geralmente eram marcados jogos entre os habitantes de vilarejos próximos, com várias formas e regras do esporte de acordo com suas regiões, e algumas formas até mesmo sem nenhuma regra com excessiva violência que resultava em brigas, destruição e até em mortes. Por conta disso em 13 de Abril de 1314 o Rei Eduardo II proibiu a prática do futebol no Reino Unido alegando ser um esporte anti-cristão.
Calcio Fiorentino na Itália
No período da renascença no Século XVI surge na cidade de Florença uma forma de futebol chamado Calcio Fiorentino, suas regras foram oficializadas em 1580 por Giovanni de' Bardi um conde de Florença, era jogado por 2 times de 27 jogadores cada onde podia-se usar mãos e pés com o objetivo de levar a bola a um pequeno gol do adversário, o jogo durava 50 minutos e era reservado apenas a membros da aristocracia da Itália, existem indícios de que até alguns papas já jogaram o esporte, em janeiro de 1739 é jogado o último jogo de Calcio Fiorentino. No início do século 20 o esporte foi reintroduzido na Itália como um evento curltural da cidade de Florença na 3ª semana de junho.
Futebol escolar no Reino Unido
Apesar de proibido, o futebol nunca deixou de ser praticado no Reino Unido, no Século 18 através das escolas o esporte ressurge em uma forma mais organizada, as primeiras regras oficiais e os primeiros campos exclusivos para a prática do esporte são criados. Apesar disso muitas escolas utilizavam regras próprias que se diferenciavam uma das outras até que houve um consenso entre algumas escolas que formaram as Regras de Cambridge, que foi a primeira formalização mais geral do futebol.
A Criação da Football Association na Inglaterra
Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, o qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.
Divergências e criação da Rugby Football Union
A primeira revisão das regras do jogo foi feita em uma série de 6 encontros. Ao final da série de encontros Francis Maude Campbell o primeiro tesoureiro da FA e representante do clube Blackheath retirou-se da federação após a retirada de 2 regras do esporte que eram baseadas nas regras da Rugby School (uma tiraria a possibilidade de utilizar as mãos e a outra tiraria a possibilidade de derrubar o jogador que portasse a bola com as mãos), outros clubes futuramente passariam a seguir o Blackheath que depois fundaram a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do rugby no mundo. Devido a uma grande quantidade de mudanças nas regras o futebol e o rugby se distanciaram e passaram a ser dois esportes distintos.
Primeiras partidas internacionais
A primeira partida internacional de futebol foi entre as seleções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra venceria a Escócia por 4-2.
Criação da FIFA
O futebol já estava começando a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do esporte, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do esporte que não fosse a Football Association. Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a expandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul se tornou a primeira nação não européia a se juntar a FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.
Por enquanto é só. Nos vemos no bar.
Ah, estou com saudades dos demais colunistas...
Dr. André
Um comentário:
Hum...
Postar um comentário