segunda-feira, 24 de março de 2008

Nostalgia



Estádio dos Eucaliptos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Estádio dos Eucaliptos é um antigo estádio de futebol localizado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e pertence ao Sport Club Internacional. O estádio recebeu este nome devido aos eucaliptos que cercavam o estádio, cujas mudas foram trazidas de Viamão pelo ex-presidente do Internacional, Oscar Borba. As mudas foram coletadas no mesmo local onde haviam sido obtidas as mudas plantadas na Chácara dos Eucaliptos, antigo campo do Internacional.
Inauguração
A inauguração é em março de 1931, com um Gre-Nal, vencido pelo Internacional por 3 a 0. O Eucaliptos (que mais tarde ganha o nome de Ildo Meneghetti) tem inicialmente 10 mil lugares, com um pavilhão de madeira na Rua Silveiro e uma arquibancada de cimento no lado oposto.Para a Copa do Mundo de 1950, o pavilhão da Silveiro também passa a ser de concreto, por conta da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Sede da Copa do Mundo
O Estádio dos Eucaliptos foi palco para duas partidas da Copa do Mundo de 1950:
28 de junho
Iugoslávia 4 x 1 México e México 1 x 2 Suíça
Despedida
A última partida no Eucaliptos é disputada em março de 1969: o Inter ganha do time mais antigo do futebol brasileiro, o Rio Grande, por 4 a 1; o velho ídolo Tesourinha, aos quarenta e oito anos de idade, entra apenas no final da partida. Tesourinha jogou alguns minutos e, após o término, arrancou a rede de uma das goleiras como recordação, ao som da "Valsa do Adeus".
Em 1999, o então presidente do Internacional Paulo Rogério Amoretty, investiu aproximadamente R$ 800 mil na recuperação do estádio. E no dia 11 de novembro de 1999o Inter voltou a disputar uma partida nos Eucaliptos. Foi uma partida amistosa, novamente contra o Rio Grande, como havia acontecido na despedida do estádio em 1969. O placar do jogo foi 6 a 2 para o Internacional.
Desde que parou de ser utilizado para a disputa de futebol profissional, o Estádio dos Eucaliptos já sobreviveu a projetos de remodelação, de venda e de transformação da área em shopping. O terreno onde foi construído o Eucaliptos só foi registrado na Prefeitura de Porto Alegre em 2003. O estádio resiste ao tempo e segue sólido no bairro Menino Deus. Atualmente, existem quadras de futebol com grama sintética para aluguel no local.
(Wikipédia)
E nesta quadra o glorioso CIRROSE FUTEBOL CLUBE vem desfilando seus talentos ao logo dos anos. Agora, recentes notícias dão conta da venda do velho estádio. Ele ficará na memória de todos que lá estiveram e que lá marcaram seus gols. Que venha a nova arena mas não vamos nos esquecer do veterano estádio que nos acolheu por um longo tempo. Viva a modernidade mas um pouco de nostalgia faz bem para não esqueceremos das antigas glórias.
Por hoje é só. Nos vemos no bar...

Dr. André

3 comentários:

Anônimo disse...

Serão eternas lembranças :(

Anônimo disse...

Me lembrarei sempre das batalhas e vitórias gloriosas que o Cirrose conquistou. É uma pena, mas o futuro exige mudanças e nós temos que nos adaptar a elas.

Dr. André disse...

Aquele gurizinho olhando para o fotográfo não é o Seu Oni?